
AO MONTE DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA DA MATAMA - Lichinga
No passado dia 19 de Outubro, foi com grande alegria e emoção que muitos cristãos acolheram o convite do nosso Bispo, D. Élio, para fazer uma peregrinação ao monte de Nª Sª, de Fátima padroeira da Matama, onde existe uma pequena capela em honra de Nª Senhora.
É uma capela abandonada, muito pequenina mas bonita. No tempo do Bispo D. Luís, todos os anos faziam uma peregrinação aessa ermida, mas por motivos desagradáveis essa forma de oração e penitência foi interrompida.
Foi com grande entusiasmo e alegria que as pessoas receberam a notícia, dada pelo Senhor Bispo, durante a Missa, da decisão de darem continuidade a estaperegrinação anual.
Ficou agendada para o dia de Nª Sª da Assunção, 15 de Agosto.
Lançou o desafio para que as paróquias se unissem na restauração da mesma e a colocação da porta, sem a qual o espaço não pode ser preservado.
Uma semana antes do evento os Jovens, Animadores e Pároco, foram desbravar o caminho e pintar a capela. Deram-se ao cuidado de gastar as últimas pinceladas de tinta escrevendo palavras convidativas à oração durante o percurso.
Cheio de energia o nosso Bispo, D. Élio apresentou-se vigoroso e decidido a subir à montanha em espírito de penitência e oração. Vinha prevenido com a sua bengala.
De todos os lados se viam chegar peregrinos carregando as suas mochilas ou cesto de farnel.
Deu início à Peregrinação às 08h falando um pouco sobre a Mensagem de Fátima.
A caminhada demorou 02h sempre em subida íngreme e debaixo de um sol escaldante.
Durante todo o percurso rezamos o Rosário e louvamos Maria rezando e cantando.
Chegados ao alto da montanha, durante 30 minutos, cada um procurou sombra e espaço para descansar um pouco e se preparar interiormente para a Celebração Eucarística.
Depois de tudo devidamente preparado, com o cortejo de entrada demos início à Eucaristia presidida pelo Bispo. Com ele concelebraram mais 6 sacerdotes.
O Sr. Bispo convidou todos os presentes a ajoelhar e juntos rezarmos a Consagração a Nossa Senhora.
No final da Eucaristia Agradeceu a todos os presentes por terem aderido a esta iniciativa da Peregrinação e aproveitou a dar algumas informações a todos os cristãos.
- A realização da peregrinação do próximo ano
- Comunicou que já pediu ao Santo Padre para o substituir, dado que para o próximo mês completa os 75 anos. De Roma veio a resposta de que deve continuar por mais um tempo.
- A saída do Pe. Sapato para Reitor Mor da Universidade Católica da Beira no próximo mês de Janeiro.
Felizes por termos conseguido com êxito realizar esta peregrinação, descemos da montanha e no mesmo local em que nos tínhamos concentrado à Chegada e ainda sob a proteção da Mãe do Ceu, confraternizamos e partilhamos o saboroso farnel.
Cantamos os últimos louvores a Maria e despedimo-nos.